Você sabe o que fazer quando a empresa atrasa o seu salário? Separamos informações importantes para você saber o que fazer nestas situações

 

A pandemia tem sujeitado as empresas a dificuldades financeiras sem precedentes o que tem refletido no atraso do pagamento dos salários dos empregados e até na falta de pagamento dos salários.

Em que pese a dificuldade financeira das empresas seja incontestável, sob a ótica do direito do trabalho, inexiste justificativa para o pagamento atrasado do salário tampouco para a falta de pagamento do salário.

Conforme o art. 459 da CLT, os empregadores devem efetuar o pagamento do salário mensal do empregado até o 5º dia útil do mês posterior ao trabalhado. 

Para determinar a incidência da correção monetária, a Justiça apoia-se na súmula 381 do TST, que prevê que o salário atrasado deve ser pago com correção monetária, uma vez que a CLT não prevê a incidência de atualização do salário pago atrasado, mas tão somente data de vencimento para o pagamento do salário.

Mas, súmula não é lei. Portanto, o judiciário pode entender que o empregador não tem obrigação legal de pagar o salário atrasado corrigido monetariamente.

Se houver previsão em acordo ou convenção coletiva poderá ser determinada a incidência de multa nos termos do instrumento normativo.

Busque conhecer o teor do instrumento normativo da sua categoria!

Outra consequência legal em caso de atraso no pagamento do salário é a possibilidade da rescisão indireta do contrato de trabalho, ou seja, justa causa do empregador.

Também poderá responder o empregador por danos morais e materiais quando em decorrência do atraso salarial o empregado atrasar o pagamento de suas contas pessoais, pagar juros, ser sujeito a constrangimento moral e até ter seu CPF negativado em órgãos SCPC ou Serasa, entre outros danos.

Saliente-se que o dano moral e material deve ser comprovado pelo empregado e a responsabilização da empresa depende das provas e do entendimento do judiciário no caso concreto.

Como o melhor caminho para a solução dos conflitos é o diálogo, se seu salário está atrasado tente o diálogo para regularizar essa situação e assim evitar os danos para ambas as partes.

Fique atento e conheça seus direitos e obrigações.

 

LEIA TAMBÉM: TUDO SOBRE A REDUÇÃO DE JORNADA SALÁRIO E SUSPENSAÇÃO TEMPORÁRIA DO CONTRATO DE TRABALHO