Você sabe reconhecer o que é assédio moral no ambiente de trabalho? 🤔
Não sabe? Então vamos te ajudar a reconhecer uma situação de assédio moral e agir diante dela.

É uma exposição do trabalhador a situações humilhantes ocorridas repetidamente no ambiente de trabalho, tais como comentários depreciativos, xingamentos, insultos, gritos, isolamento, esvaziamento de
função, punições vexatórias, discriminação, entre outras com a intenção de prejudicar emocionalmente a vítima.

É uma forma de violência as vezes velada que interfere na vida pessoal e profissional do assediado, por tanto, podendo gerar danos a sua saúde e até incapacita-lo para o trabalho e para o convívio social.

Identificada a situação de assédio moral a vítima deve reunir provas do assédio, principalmente prova testemunhal, sem prejuízo das provas documentais, pois em sendo necessário acionar a justiça caberá a vítima provar suas alegações.

Além de acionar a justiça, a vítima deve denunciar o assediador a empresa, pois cabe a empresa lhe proporcionar um ambiente de trabalho saudável, acima de tudo instituindo políticas de prevenção e combate ao assédio moral.

O TST tem um vasto material educativo sobre o assunto que inclui cartilhas e vídeos, dos quais fazem parte da campanha realizada: “Pare e Repare – Por um Ambiente de Trabalho Mais Positivo”.

➡Acesse: Cartilha TST

Se você acredita que pode estar passando por uma situação da qual você não tem certeza que se trata de um assédio moral, mas se sente desconfortável, aprender a reconhecer uma situação de assédio é essencial para decidir que atitude tomar diante da situação.

 

Leia também:

FGTS – O QUE O TRABALHADOR PRECISA SABER